Você sabia? n.º 93 - Sexta, 28.01.2005
www.paulohernandes.pro.br
 
     
 
 

Você sabia.... qual a origem e as transformações por que passaram os advérbios agora e depois?

“Agora”, surgido no séc. XIII, provém do latim hac hora (esta hora). Acontece que /k/ estava em posição intervocálica, já que nenhum dos dois “hh” era pronunciado. Isso acarretou a sonorização do /k/, que assim passou a /g/.

“Depois”, também documentado desde o séc. XIII, origina-se do latim de + post (após) > depos, com apócope do /t/. “Depost” produziu igualmente a variante arcaica depus, da mesma época. Especula-se sobre a origem do /i/, que talvez se explique pela tendência de ditongação do “os” final na linguagem coloquial e popular, como pôs > pois, arroz > arrois, propôs > propois, etc. Sousa da Silveira parece raciocinar do mesmo modo quando supõe haver pois provindo de post > pos. Este último aparece em poscênio, posposto e no atual pós-, como em pós-graduação e pós-parto. A forma despois, que ainda sobrevive no falar rural brasileiro, é arcaica e provém de de + ex + post.

 

Leia mais em:
Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa, de Antônio Geraldo da Cunha, verbetes “agora”, “depois” e “pos-“.
Do latim ao português, de Edwin B. Williams, §§ 121 E; 145, 4 (ambos sobre agora).
Gramática histórica, de Ismael de Lima Coutinho, § 474.