Voz passiva - Forma que os verbos transitivos diretos assumem para indicar que o sujeito, em vez de praticar, recebe a ação verbal. A voz passiva apresenta-se sob duas formas:

·  analítica - Compõe-se de verbo auxiliar (ser, viver, ficar, vir, etc.) e de um verbo principal no particípio: "Seu gato foi perseguido pelos cachorros", "Gisele vive rodeada de admiradores", "A cidade ficou cercada pelos invasores durante dois meses", "O avião virá pilotado por um major". As correspondentes construções na voz ativa são: "Os cachorros perseguiram seu gato", "Os admiradores rodeiam Gisele", "Os invasores cercaram a cidade durante dois meses", "Um major pilotará o avião". Observe que o verbo na voz passiva está no mesmo tempo do verbo na voz ativa.

·  sintética - Também dita pronominal, é formada com acréscimo ao verbo na voz ativa do pronome "se", chamado então de apassivador. Neste caso, o sujeito é inanimado - incapaz de praticar a ação verbal - ou apenas paciente da ação: "Plantaram-se várias árvores no canteiro central", "Alugam-se quartos" e "Quero que se me devolva o dinheiro". [Note neste último exemplo que aparece um objeto indireto (me).] As correspondentes construções na voz passiva analítica são: "Várias árvores foram plantadas no canteiro central", "Quartos são alugados" e "Quero que o dinheiro seja devolvido para mim". Os verbos intransitivos não podem passar para a voz passiva, pois, uma vez que não exigem complemento, não é possível apassivá-los.

o0o