Oração - Em Gramática, oração é o vocábulo ou reunião de vocábulos com que exprimimos um pensamento, de maneira completa ou não. Isso acontece sempre com o auxílio do verbo. Dessa forma, "Atenção! (Preste atenção!)", "Estou aqui." e "Ele chegou de viagem hoje." são orações com significado completo. Já "Quando Vanessa nasceu," (chovia bastante); "Assim que a aula terminar," (você vem embora) e (Os pagamentos serão feitos) "à medida que você for entregando o trabalho" são orações com significado incompleto - chamadas subordinadas -, que dependem de outra, a principal - nestes exemplos, entre parênteses -, para se tornarem plenamente inteligíveis. Quanto à intenção do locutor, as orações classificam-se em:

·  declarativas (contêm afirmação ou negação): "Nossa banda vai tocar agora." e "Não vi esse livro.". 

·  interrogativas (contêm interrogação, direta ou indireta): "Você quer chocolate?" e "Diga se quer chocolate". Uma oração interrogativa, além do questionamento, também pode transmitir idéia de surpresa, caso em que é assinalada com o ponto de interrogação e depois o de exclamação: "Já voltou?!". 

·  exclamativas (exprimem admiração, surpresa, impaciência ou indignação): "Que maravilha é isto aqui!", "Olhe, eles chegaram!", "Esse micro é muito lento!" e "Isso não está certo!". Às vezes, a oração exclamativa apresenta-se de forma abreviada: "Besteira! = Isso é besteira!" e "Que saco! = Que saco é esta espera!". 

·  optativas (expressam desejo): "Vá com Deus." e "Façam boa prova". As optativas também podem apresentar-se abreviadas: "Boa viagem. = Desejo que faça boa viagem." e "Bons sonhos. = Desejo que tenha bons sonhos.".

·  imperativas (encerram ordem ou pedido): "Fique quieto." e "Perdoai as nossas ofensas.". 

Orações reduzidas - São as orações subordinadas em que o verbo se apresenta numa das formas nominais (gerúndio, infinitivo e particípio). Elas podem ser reduzidas de gerúndio (Visitando o saite do prof. Paulo Hernandes, o estudante só tem a ganhar), de infinitivo (Acho bom vocês relerem o último capítulo) e de particípio (Acabada a festa, sobrou a arrumação da casa para D. Norma). Cada oração reduzida dessas equivale a uma desenvolvida, isto é, a uma oração em que o verbo está flexionado em forma modal . Assim, as orações acima correspondem, respectivamente, a "Quando visita o saite do prof. Paulo Hernandes, o estudante só tem a ganhar", "Acho bom que vocês releiam o último capítulo" e "Quando acabou a festa, sobrou a arrumação da casa para D. Norma". Muitas vezes, o uso de oração reduzida imprime mais elegância ao texto pela economia de conetivos (elementos de ligação), especialmente o "que".

o0o