Ditongo - Grupo de dois fonemas produzidos com uma só emissão de voz: /ay/ (vai), /oy/ (boi), /wa/ (quase), /ãw/ (pão). Observe que em "cai", o "a" e o "i" são pronunciados conjuntamente, enquanto que em "ca-í" são emitidos separadamente. Os fonemas que constituem o ditongo são uma vogal tônica - aberta ou fechada, oral ou nasal -, emitida com mais força, e uma semivogal, átona, mais fraca. (Veja o verbete "Vogal " e seus subverbetes.) Os ditongos podem-se classificar de acordo com alguns critérios, que têm como base a vogal tônica do ditongo. Note que o ditongo sempre possui vogal tônica, independentemente de ele constituir ou não a sílaba tônica da palavra. Dessa forma, temos:

1. Primeiro critério - Posição da vogal tônica na estrutura da sílaba - Este critério classifica os ditongos em crescentes e decrescentes. Se, na estrutura do ditongo, a semivogal aparece primeiro e a vogal tônica, depois, temos ditongo crescente, porque ele "cresce" da semivogal para a vogal, situada no topo ou ápice da sílaba: /wa/, /wo/, /ya/, etc., como em: quase, aquoso, piada, etc. Nestes exemplos, /w/ e /y/ (escritos "u" e "i") são semivogais e /a/ e /o/ são as vogais tônicas. Se, ao contrário, a vogal tônica vem primeiro e a semivogal, depois, temos ditongo decrescente, porque há "decréscimo" ou "descida" na estrutura do ditongo, ou seja, a vogal tônica ocupa o ápice da sílaba e daí se "desce" para a semivogal, colocada depois. É o que acontece em /ay/, /oy/, /ew/, /ow/, etc., como em: sai, foi, meu, sou, etc. Nestes exemplos, as vogais tônicas são, respectivamente, /a/, /o/, /e/ e /o/ e as semivogais, /y/, /y/, /w/ e /w/.

2.  Segundo critério - Ressonância da vogal tônica nas cavidades bucal e nasal - Por este critério, temos os ditongos orais e nasais. Se a vogal tônica do ditongo é oral, ele é oral; se ela é nasal, o ditongo é nasal. Dessa forma, temos exemplos de ditongos orais: /aw/ (pau) e /oy/ (afoito) e nasais: /ãw/ (sabão) e /õy/ (anões).

3.  Terceiro critério - Timbre da vogal tônica (aberto ou fechado). Agora, os ditongos classificam-se em abertos e fechados. Se a vogal tônica do ditongo é aberta, o ditongo é aberto. Se é fechada, dizemos que o ditongo é fechado. Vogais abertas: /a/, /e /, // e fechadas: /e/,/o/, /i/, /u/ e as vogais nasais. Assim, exemplos de ditongos abertos: /ay/ (pai), /ey/, (anéis), /y/, (dói) e fechados: /ey/ (rei), /oy/ (moita), /iw/ (pio), /uy/ (cuida), /õy/ (põe), // (quando).

o0o