Analogia - Tendência à transformação de formas lingüísticas raras e irregulares segundo o modelo das conhecidas e regulares. A analogia é força niveladora, pela qual os fatos mais comuns influenciam os incomuns e pode manifestar-se na:

·  fonética - O latim "stella" resultou no português estrela, em que o "r" se inseriu por analogia com astro.

·  morfologia - Na língua popular brasileira, o singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo "vir" - vinha - influencia as flexões do plural do perfeito: vinhemos, vinheram (no lugar de viemos e vieram).

·  sintaxe - Certas regências indiretas transformam-se em diretas e vice-versa: assistir ao jogo evolui para assistir o jogo (regência indireta para direta), por analogia com ver, transitivo direto. Namorar alguém passa a namorar com alguém (regência direta para indireta), por influência de casar com.

·  semântica - A analogia de significado é a responsável por figuras de linguagem como a metáfora. Por isso, se alguém não cuida da higiene de si próprio ou do ambiente em que vive é um porco, por semelhança de sentido com o estado de sujeira do animal e do meio em que comumente vive. Para saber mais sobre analogia, clique aqui .

o0o