Dica n.º 152 - Sexta, 27.07.2007
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Preço caro?

Vemos com freqüência essa expressão inadequada ser empregada por pessoas desatentas, inclusive por locutores e apresentadores de televisão. E por que é indevida? Vejamos: segundo o Aurélio, um dos sentidos de “caro” é: que custa preço alto ou elevado. Portanto, “caro” já significa preço alto, ou seja, seu significado já contém a idéia de preço. Se, na expressão “preço caro”, substituirmos “caro” por seu equivalente (“preço alto”), teremos a redundância “preço preço alto”. Não faz sentido, não é? O mesmo vale para “barato”.

Em conseqüência, utilizemos frases, expressões e palavras coerentes, que tenham sentido. No caso, “preço alto, elevado”, “preço baixo, reduzido” ou simplesmente digamos que tal ou qual produto, serviço ou atitude são ou estão caros ou baratos: “O ingresso tem preço alto”, “Esse casaco está barato”, “Ela vai pagar caro (preço alto) pelo erro”, “As verduras na banca do Cícero não são baratas”, etc.

Repare ainda o seguinte:

  1. “Caro” ou “barato” são adjetivos quando se vinculam a substantivos, com os quais concordam em gênero e número: “Este livro é caro”, “A alface está barata, “Nossos produtos são baratos”, “As casas da imobiliária Xis são caras”.
  2. Quando modificam verbos, “caro” e “barato” são adjetivos em função adverbial e não se flexionam, ou seja, ficam invariáveis, na forma masculina. Nesta hipótese, equivalem a “caramente” e “baratamente”: “Gisele vai pagar caro (caramente, de modo caro) pela atitude desleal”, “Muitas vezes, o barato sai caro (de modo caro)”, “Não vou deixar barato (baratamente, de modo barato) essa injustiça” e “Vendemos barato (baratamente, de modo barato) o carro”.
Leia mais em:
Não erre mais!, de Luiz Antonio Sacconi, pp. 75-76.
Saite do professor Paulo Hernandes, dica n.º 57.

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