Dica n.º 147 - Sexta, 26.01.2007
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Resenha

Resenha é o relato pormenorizado de textos, como livros, artigos em periódicos, letras de músicas, etc. O aluno pode, em diferentes níveis de seus estudos, ser solicitado a preparar alguma resenha desse tipo. Como fazer isso? Auxiliar na execução dessa tarefa é justamente o propósito desta página.

Consideramos haver dois tipos de resenha: a que chamamos “resumida” e a “completa”. A resumida consiste na enumeração dos dados bibliográficos da obra e de comentários a seu respeito. É a que vemos freqüentemente na seção “Livros” de jornais e revistas. A completa tem utilização notadamente escolar ou acadêmica e fornece detalhadamente informações sobre o texto. Além dos dados bibliográficos, contém extrato do escrito resenhado, análise crítica, indicação do público ao qual a obra deve interessar, etc.

Oferecemos-lhe os dois modelos de resenha:

Modelo resumido

• Título da obra
• Autoria
• Cidade onde foi publicada, editora, ano de publicação, número de páginas, preço (se possível)
• Credenciais da autoria (quem é o autor)
• Comentários sobre a obra. Indicação do tipo de leitor a quem o resenhista recomenda a leitura.

Normalmente, esses tópicos não aparecem explicitados, mas apenas os dados a que eles se referem.


Modelo completo

I – OBRA

1. 
Resenhista (Nome de quem elabora a resenha):
 
2. 
Autoria (Autor do texto resenhado):
 
3. 
Título (Nome da obra. Se se trata de parte dela, mencionar o nome da parte – título de artigo, capítulo de livro – e da obra completa):
 
4. 
Edição (Qual edição está sendo resenhada. Os livros geralmente não mencionam o número da edição se se trata da primeira.):
 
5. 
Cidade de publicação:
 
6. 
Editora:     7. Ano de edição:     8. Número de páginas:     9.Formato (Medidas: 30 x 20 cm, por exemplo):
 
10. 
Preço (Se possível):

II – CREDENCIAIS DA AUTORIA

11. 
(Quem é o autor, títulos, outras obras publicadas, informações biográficas.)


III – CONCLUSÕES DA AUTORIA

12. 
(Aqui, o resenhista expõe, em linguagem direta, as conclusões a que o autor chega no trabalho analisado. Não se trata de dizer “O autor acha que...”, mas descrever suas conclusões como se ele estivesse falando.)


IV – DIGESTO

13. 
[É o resumo “resumido” da obra, que consiste na seleção dos trechos mais relevantes, que melhor representam o texto. Nesta parte, vale também a observação registrada no item anterior: não use suas palavras (O autor diz que...), mas as do próprio autor tais como aparecem na obra.]

V – METODOLOGIA DA AUTORIA

14. 
(Se você conseguir identificar a metodologia utilizada pelo autor, ótimo. Registre essa informação aqui: método categórico-dedutivo, empírico-indutivo, metafísico-especulativo, etc.)


VI – QUADRO DE REFERÊNCIA DA AUTORIA

15. 
(O resenhista menciona a escola de pensamento a que está filiado o autor ou se ele é iniciador de nova escola.)


VII – CRÍTICA DO RESENHISTA

16. 
(Agora, o resenhista usa suas próprias palavras e alude à obra. Comenta o texto e avalia-lhe os pontos positivos e negativos no que se refere à forma, ao conteúdo e mesmo ao aspecto físico da obra, se for o caso.)


VIII – INDICAÇÕES DO RESENHISTA

17. 
(A quem o resenhista considera seja útil a leitura da obra resenhada. Informações para uso da clientela potencial e dos bibliotecários.)


IX – APRESENTAÇÃO DA RESENHA
(Se a resenha for apresentada em ambiente escolar ou acadêmico, os dados a seguir serão pertinentes.)

18. Data e hora:

19. Disciplina:

20. Centro de interesse (Nome do tema de pesquisa, no caso de pós-graduação):

Neste modelo, os tópicos são explicitados. Ele foi confeccionado pelo saudoso professor Antonio Rubbo Müller (São Paulo-SP) e simplificado e adaptado pelo professor Paulo Hernandes.


Agora, verifique se você assimilou o conteúdo apresentado clicando aqui.