Resenha
Resenha é o relato pormenorizado de textos, como livros,
artigos em periódicos, letras de músicas, etc.
O aluno pode, em diferentes níveis de seus estudos,
ser solicitado a preparar alguma resenha desse tipo. Como
fazer isso? Auxiliar na execução dessa tarefa
é justamente o propósito desta página.
Consideramos haver dois tipos de resenha: a que chamamos
“resumida” e a “completa”. A resumida
consiste na enumeração dos dados bibliográficos
da obra e de comentários a seu respeito. É a
que vemos freqüentemente na seção “Livros”
de jornais e revistas. A completa tem utilização
notadamente escolar ou acadêmica e fornece detalhadamente
informações sobre o texto. Além dos dados
bibliográficos, contém extrato do escrito resenhado,
análise crítica, indicação do
público ao qual a obra deve interessar, etc.
Oferecemos-lhe os dois modelos de resenha:
Modelo resumido
• Título da obra
• Autoria
• Cidade onde foi publicada, editora, ano de publicação,
número de páginas, preço (se possível)
• Credenciais da autoria (quem é o autor)
• Comentários sobre a obra. Indicação
do tipo de leitor a quem o resenhista recomenda a leitura.
Normalmente, esses tópicos não aparecem explicitados,
mas apenas os dados a que eles se referem.
Modelo completo
I – OBRA
1. |
Resenhista (Nome de quem elabora
a resenha):
|
2. |
Autoria (Autor do texto resenhado):
|
3. |
Título (Nome da obra. Se se trata de
parte dela, mencionar o nome da parte – título
de artigo, capítulo de livro – e da obra
completa):
|
4. |
Edição (Qual edição
está sendo resenhada. Os livros geralmente não
mencionam o número da edição se se
trata da primeira.):
|
5. |
Cidade de publicação:
|
6. |
Editora: 7. Ano
de edição:
8. Número de páginas: 9.Formato
(Medidas: 30 x 20 cm, por exemplo):
|
10. |
Preço (Se possível): |
II – CREDENCIAIS DA AUTORIA
11. |
(Quem é o autor, títulos,
outras obras publicadas, informações biográficas.) |
III – CONCLUSÕES DA AUTORIA
12. |
(Aqui, o resenhista expõe, em linguagem
direta, as conclusões a que o autor chega no trabalho
analisado. Não se trata de dizer “O autor
acha que...”, mas descrever suas conclusões
como se ele estivesse falando.) |
IV – DIGESTO
13. |
[É o resumo “resumido”
da obra, que consiste na seleção dos trechos
mais relevantes, que melhor representam o texto. Nesta
parte, vale também a observação registrada
no item anterior: não use suas palavras (O autor
diz que...), mas as do próprio autor tais como
aparecem na obra.] |
V – METODOLOGIA DA AUTORIA
14. |
(Se você conseguir identificar a metodologia
utilizada pelo autor, ótimo. Registre essa informação
aqui: método categórico-dedutivo, empírico-indutivo,
metafísico-especulativo, etc.) |
VI – QUADRO DE REFERÊNCIA DA AUTORIA
15. |
(O resenhista menciona a escola de pensamento
a que está filiado o autor ou se ele é iniciador
de nova escola.) |
VII – CRÍTICA DO RESENHISTA
16. |
(Agora, o resenhista usa suas próprias
palavras e alude à obra. Comenta o texto e avalia-lhe
os pontos positivos e negativos no que se refere à
forma, ao conteúdo e mesmo ao aspecto físico
da obra, se for o caso.) |
VIII – INDICAÇÕES DO RESENHISTA
17. |
(A quem o resenhista considera seja útil
a leitura da obra resenhada. Informações
para uso da clientela potencial e dos bibliotecários.) |
IX – APRESENTAÇÃO DA RESENHA
(Se a resenha for apresentada em ambiente escolar ou acadêmico,
os dados a seguir serão pertinentes.)
18. Data e hora:
19. Disciplina:
20. Centro de interesse (Nome do tema de pesquisa,
no caso de pós-graduação):
Neste modelo, os tópicos são explicitados.
Ele foi confeccionado pelo saudoso professor Antonio Rubbo
Müller (São Paulo-SP) e simplificado e adaptado
pelo professor Paulo Hernandes.
|