Dica n.º 112 - Sexta, 27.02.2004
www.paulohernandes.pro.br
 
 
 
 
 

Pós-graduação lato sensu ou stricto sensu?

As duas formas são usuais, cada uma com seu sentido. Pós-graduação é todo o estudo realizado depois da graduação, isto é, depois de curso concluído em alguma faculdade. Esses cursos podem ser:

lato sensu – Expressão latina que significa “em sentido lato, amplo, extenso”. Exemplo: “A política, lato sensu, é a arte de governar”. A denominação lato sensu é também aplicada a cursos de pós-graduação, geralmente aos de especialização, os mais elementares na escala daqueles cursos. Exemplo disso é o curso de especialização em Língua Portuguesa, destinado aos alunos que concluíram o curso de Letras.
stricto sensu – Expressão igualmente latina que quer dizer “em sentido restrito, palavra que se refere a algo no sentido mais restrito”, como em “Nos dias de hoje, ‘tráfico’ stricto sensu acabou-se referindo ao comércio de drogas ilícitas”. Relativamente aos cursos de pós-graduação, a expressão stricto sensu aplica-se aos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. São cursos de maior profundidade que os de especialização e geralmente mais longos. Exemplo é o mestrado em Lingüística.

Veja também nas obras abaixo os verbetes “lato sensu” e “stricto sensu”:
Dicionário de questões vernáculas, de Napoleão Mendes de Almeida.
DICIONÁRIO ELETRÔNICO HOUAISS da língua portuguesa. (Ou na versão impressa do Houaiss.)
Não perca o seu latim, de Paulo Rónai.

Agora, verifique se você assimilou o conteúdo apresentado clicando aqui.