Dica n.º 75 - Sexta, 28.12.2001
www.paulohernandes.pro.br
 
     
 
 

Plural dos verbos na locução verbal

Locução verbal é a reunião de vocábulos em que aparece mais de um verbo (flexionado + forma nominal) para constituir um todo morfológico.  Nas locuções verbais, há um verbo que concentra em si o sentido mais relevante da ação praticada ou recebida pelo sujeito, denominado principal, e outro que o acompanha, chamado auxiliar, que encerra idéia acessória.   Embora haja outros verbos que podem comportar-se como tal, os auxiliares são quatro: ter, haver, ser e estar.  Em “Eu tinha feito a mesma proposta”, o núcleo do predicado verbal não é “tinha” nem “feito”, mas tinha feito. A conjugação aí é composta – tinha feito –, cujo sujeito é “eu”. Outros exemplos: “Já havíamos saído quando você chegou”, “Vou liberar as páginas hoje mesmo”, “Você deveria ter sido promovido no ano passado”, “Carlos está estudando agora”, “Elisete vem a ser minha prima em segundo grau”. Agora, atenção:
Nos tempos compostos integrados pelos auxiliares “ter” e “haver”, o verbo principal no particípio permanece no masculino singular: “Paulo e Norma têm viajado muito” e “As irmãs haviam feito o possível para ajudá-lo”. Repare na diferença entre “Tenho escrito cartas” e “Tenho cartas escritas”.
· Com os auxiliares “ser” e “estar”, o particípio, que assume função adjetiva, concorda em gênero e número com o vocábulo a que se refere: “Os deputados são pagos para trabalhar” e “Minhas filhas estão matriculadas em bom colégio”.
· Se o verbo principal é forma infinitiva,   permanece invariável: “Alberto e João Carlos continuam a
faltar às aulas” e “Devíamos estar bêbados para fazer aquela algazarra”. É, pois, incorreta e descabida a flexão do infinitivo em construções como “continuam a faltarem” ou “devíamos estarmos”. Isto porque aí o infinitivo agrega-se ao verbo de que depende, em outras palavras, tem-se, na prática, um só verbo. Por isso, apenas o auxiliar se flexiona.
· Quando o verbo principal é impessoal, o auxiliar também se impessoaliza e permanece invariável na terceira pessoa do singular: “Poderia haver mais pessoas lá dentro” e “Apesar dos prejuízos que possa ter havido, a loja continuou aberta”.

Leia mais em:
Saite do prof. Paulo Hernandes, págs.: Descubra os erros n.º 18, clique em “há”; Descubra os erros n.º 30, clique em “passados”; Descubra os erros n.º 39, clique em “possam”; Descubra os erros n.º 47, clique em “deveriam”; Dica n.º 6; Dica n.º 63.
Gramática metódica da língua portuguesa, de Napoleão Mendes de Almeida, §§ 430; 495, Nota; 513 a 519 e 924.

Agora, verifique se você assimilou o conteúdo apresentado clicando aqui.

o0o