Dica n.º 20 - Sexta, 08.12.2000
www.paulohernandes.pro.br
 
     
 
 

Onde e aonde

"Onde" significa em que lugar. "Aonde" equivale a para qual lugar e emprega-se sempre com verbos que dão idéia de movimento, como ir e levar. Exemplos: "Aonde Viviane vai?". Com os verbos que não encerram idéia de movimento, usa-se "onde": "Onde você mora?" e "A casa onde nasci não existe mais". Onde e aonde são advérbios e, quanto à função, podem ser classificados como interrogativos e relativos. Serão interrogativos se integrarem oração interrogativa, tanto direta como indireta: "Onde está meu casaco?" e "Diga-me aonde Neusa foi". Serão relativos se se referirem a antecedente expresso ou implícito: "Esta é a piscina onde fui campeão" (onde = em que, na qual ® relativo) e "Vou aonde você vai". (Aonde = ao lugar para o qual ® o qual é relativo.) Esta oração equivale a "Vou ao lugar para o qual você vai". Observe ainda que:

1. Onde se refere a lugar e não, a tempo. É incorreto, pois, dizer-se "É esse o momento onde entro", pois se está falando de tempo. O correto é "É esse o momento quando (ou em que) entro".
2. O prof. Celso Cunha ressalta que a distinção de emprego entre onde e aonde é anulada por muitos escritores de renome e para isso cita alguns exemplos de obras de autores como Machado de Assis e Fagundes Varela. (Veja CUNHA, 2000, pp.342-343.)

Leia mais em:
Dicionário de questões vernáculas, de Napoleão Mendes de Almeida.
Gramática metódica da língua portuguesa (§ 525, nota 8 e § 532), do mesmo autor.
1001 dúvidas de português, de José De Nicola e Ernani Terra.
Não erre mais, de Luiz Antonio Sacconi.
Nova gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra.
Tirando dúvidas de Português, de Odilon Soares Leme.

Agora, verifique se você assimilou o conteúdo apresentado clicando aqui.

o0o