Dica n.º 04 - Sexta, 18.08.2000
www.paulohernandes.pro.br
 
     
 
 
Por que, por quê, porque, porquê – Esses quatro aí complicam muita gente, menos pela complexidade dos conceitos e mais por falta de “pegar-se o touro a unha” e aprender. A grafia desses vocábulos varia conforme o significado que apresentam e a posição na frase. Vamos a eles:
· Por que
-
Uso 1 – Grafa-se separadamente e sem acento quando a expressão puder ser substituída por pelo qual, pela qual e seus plurais. Assim, em “Aquele é o portão por que devo entrar”, posso substituir o “por que” por pelo qual. Em “Essas são as razões por que não permaneci no cargo”, posso substituir o “por que” por pelas quais.
-
Classe de palavraPreposição por + pronome relativo que.
-
Uso 2 – Grafa-se da mesma maneira quando “por que” puder ser substituída por por qual motivo, por qual razão. Exemplos: “Por que você faltou?” e “Não sei por que a semente não germinou”.
-
Classe de palavra – Preposição por + pronome interrogativo que.
· Por quê
-
É o mesmo caso do “uso 2”, acima, mas aqui o pronome interrogativo termina a frase e depois dele, portanto, vem algum sinal de pontuação: “Afinal, a Marina não veio, por quê?” e “Não me pergunte por quê, já lhe disse.” Como vimos, grafa-se separadamente e com acento circunflexo no “e”.
· Porque
-
Uma só palavra, sem acento gráfico. Introduz noção de causa ou alguma explicação.
-
Classe de palavra
- Conjunção subordinativa causal: “O Brasil é país injusto porque sua elite é egoísta”. A causa de o Brasil ser país injusto é sua elite ser egoísta. (Equivale a uma vez que.)
- Conjunção coordenativa explicativa: “Precisei afastar-me porque alguém se aproximou”. A aproximação de alguém explica meu afastamento. (Equivale a pois.)
· Porquê
-
Uma só palavra, acentuada.
-
Classe de palavraSubstantivo. É empregada antecedida de artigo, adjetivo, pronome, numeral, enfim, de vocábulos que normalmente acompanham um substantivo. Exemplos: “Gostaria de saber o porquê disso tudo”. “Quer saber por quê? Tenho pelo menos dois porquês.” Significa razão, motivo

Leia também em:
Dicionário de questões vernáculas, de Napoleão Mendes de Almeida.
1001 dúvidas de português, de José De Nicola e Ernani Terra.
Não erre mais!, de Luiz Antonio Sacconi.
Português ao alcance de todos, de Nélson Custódio de Oliveira.  

Agora, verifique se você assimilou o conteúdo apresentado clicando aqui.

o0o